segunda-feira, 24 de maio de 2010

Conheça a maneira mais rápida e fácil de organizar seus estudos!


O Tuctor é um programa de planejamento de estudo que te orienta no momento de planejar e organizar seus estudos em busca da aprovação em concurso público.

No Site: www.tuctor.com.br e no Blog http://blog.tuctor.com/ você encontra todo o material disponível e ainda pode usar o programa durante 10 dias de graça. Para isso basta gerar uma conta.

Veja abaixo as perguntas mais freqüentes:

Qual a utilidade do TUCTOR e como o sistema pode ajudar na minha preparação para o concurso público?
O TUCTOR consiste numa plataforma eletrônica, envolvendo uma ferramenta única e inédita, por meio da qual o candidato monta e implementa o seu planejamento, garantindo assim uma preparação de alto rendimento.

O que é preciso para me tornar um candidato de alto rendimento, passando a contar com a utilização do TUCTOR?
Para se tornar um candidato de alto rendimento e ter o TUCTOR à sua disposição, basta criar a sua conta de estudos no sistema, por meio da realização do cadastro e da aquisição da licença de uso. Ao realizar o cadastro, você já dispõe gratuitamente de uma licença de 10 dias.

Como faço se fui premiado com um código de acesso?
Para quem conta com o código de alguma licença gratuita, também é preciso criar a conta de estudos, digitando o código no cadastro eletrônico. Mas para tanto, clique em “acesso via código”.

Quais os passos para a montagem do meu planejamento de estudos?
Para a montagem do planejamento de estudos o primeiro passo consiste em informar ao sistema qual o concurso pretendido. Em seguida, você deve estruturar o seu plano, inserindo no sistema as matérias e as fontes de estudos. O último passo consiste na montagem da grade de estudos.

O que devo fazer para inserir o concurso pretendido no sistema?
Para inserir o concurso pretendido clique em Programas. Se o concurso para o qual você pretende estudar não consta no nosso Banco de Concursos ou você pretende criar o seu próprio programa de estudos, clique “Criar Novo Programa”.

Se quiser estudar para outro concurso, o que devo fazer para criar um novo planejamento?
Se você pretende montar um novo plano de estudos, tem duas opões. Pode excluir o atual, não sendo armazenadas as informações inseridas no sistema, ou finalizar, o que irá armazenar as informações do plano anterior no sistema.

Após inserir o concurso, como faço para avançar na montagem do meu plano?
Após informar o concurso, você deve informar as matérias e fontes de estudo. Para isto, deve clicar em Montagem do Programa de Estudos.

O que preciso saber para Montar o meu Programa de Estudos?
Algumas informações são fundamentais para montar seu planejamento. Primeiramente, você precisa entender que nesta parte da montagem do plano irá inserir as matérias, as fontes de estudo e dados referentes às unidades de estudos.
As matérias podem corresponder às cadastradas para o programa, às quais têm como parâmetro o Edital, ou outras que você queira inserir.
As fontes de estudos correspondem ao meio no qual está inserido o conhecimento objeto do seu estudo. Podem ser livros, correspondendo a fontes bibliográficas, apostilas, legislação, exercícios, aulas, resumos, esquemas, anotações pessoais e mapas mentais.
As unidades de estudos correspondem às células elementares do seu plano de estudos. Podem consistir em páginas, artigos de lei, aulas ou exercícios. Você terá que informar a quantidade de unidades de estudos para cada matéria, bem como uma estimativa de tempo por unidade.

O que devo fazer após clicar em Montagem do Programa de Estudos?
Nesta parte do sistema, o Tuctor irá lhe informar as matérias do seu concurso, caso ele faça parte do Banco de Concursos. Não fazendo, o sistema irá lhe mostrar uma série de matérias que podem ser escolhidas. Daí, para cada matéria que integrará o seu planejamento, deve fazer o seguinte:

Clique na matéria;
Em seguida, clique no combo “Fonte de Estudo”;
O sistema pode lhe informar as fontes já cadastradas, as quais correspondem a fontes bibliográficas;
Se quiser adotar alguma fonte cadastrada no sistema, basta clicar nesta mesma fonte;
Caso pretenda adotar outra fonte, clique em “Nova Fonte de Estudo”;
Após serem abertos os campos para inserir os dados sobre as fontes de estudos, informe ao sistema a natureza da fonte (livro, apostila, aula…), a quantidade de unidades de estudos e a estimativa de tempo por unidade.
O que é e qual o sentido do Grupo?
O Grupo consiste num mecanismo para agrupar matérias. Isto irá facilitar a montagem do plano para os candidatos que organizarem uma grade com alternância de matérias. Sobre o tema, sugerimos a leitura de texto sobre o tema, de autoria do Prof Rogerio Neiva (http://blog.tuctor.com/duvida-do-candidato/como-passar-concursos-publicos-exame-oab-38/).

Recomendamos que as matérias sejam agrupadas por um critério de semelhança (por exemplo, podemos considerar que Direito Constitucional e Administrativo são semelhantes, o mesmo vale para Administração Financeira e Orçamentária e Contabilidade). Mas você também pode agrupar por outro critério que considere relevante, como, também por exemplo, o previsto no edital.

Como faço para estimar o tempo por unidades de estudos?
Sugerimos que procure ser o mais preciso possível. Simule uma atividade de estudo com aquela unidade, mensure o tempo e lance no sistema. Este cuidado será muito importante para a precisão do seu plano.

Qual o sentido de informar a importância e a dificuldade da matéria?
Esta informação será considerada pelo sistema para a apresentação de sugestões na montagem da grade de matérias.

Para que serve a Vinculação de Matérias?
A Vinculação de Matérias deve ser utilizada para o estudo de matérias de forma seqüenciadas e não concomitantes. Por exemplo, se o candidato irá estudar Direito Penal 1 e depois Direito Penal 2. No caso, o candidato deve criar o grupo de matérias vinculadas, atribuindo um nome a este grupo.

Como utilizar a vinculação de matérias?
Para adotar a vinculação de matérias basta clicar no campo correspondente e indicar o grupo no qual a matéria será inserida.

Se quiser alterar ou excluir uma fonte de estudo cadastrada, como devo fazer?
Clique no sinal de “+” ao lado da matéria cadastrada. Em seguida, clique na seta amarela para alterar e no círculo vermelho para excluir.

O que devo fazer após inserir as matérias e fontes de estudo?
Após inserir as matérias e fontes de estudos, você deve montar a sua grade de estudos.

Como faço para montar a minha grade de estudos?
A grade de estudos envolve a grade de horário e a grade de matérias. A grade de horários corresponde aos turnos e horas que serão destinados ao estudo. Você também deve informar a sua estimativa de disposição intelectual e física, a qual pode ser pouca, média ou elevada. Após montar sua grade de horários, você deve ir para a tela de montagem da grade de matérias.

Como faço para montar a grade de matérias?
Ao estar na tela de montagem de grade de matérias, o Controle de Planejamento irá lhe mostrar algumas informações relevantes, como sugestão de horas por matérias e sugestão de janela para alocação daquela matéria. Para fazer a alocação, basta clicar na janela, sendo que para dividir a janela de modo a inserir mais de uma matéria, clique no sinal de “+”.

Após inserir as matérias e fontes, bem como montar a minha grade de estudos, o que devo fazer?
Após esta etapa, o seu plano de estudos está montado. É importante que o visualize no Plano de Estudos. Você pode alterar a data de conclusão pretendida e a data de início. No caso, pode ser que o sistema lhe faça uma sugestão de aumento de horas de estudo por semana. Também é importante que você imprima e guarde o seu plano de estudos, inclusive para que se torne uma relíquia quando passar no concurso.

Como faço para informar ao sistema o que venho estudando?
Para inserir no sistema o que vem estudando, primeiramente deve clicar em “Alimentar Conta de Estudos”. Neste campo você deve informar seus resultados, em termos de unidades de estudos, bem como as horas que estudou. Este lançamento pode parcial, quando não fechou a semana. Também pode ser total, tendo concluído o resultado da semana. Sendo parcial ou total, você deve clicar no botão de confirmação correspondente.

O que é o Extrato da Conta de Estudos?
O Extrato da Conta de Estudos retrata como você tem avançado no seu plano. Nesta parte do sistema são apresentados uma série de indicadores. O Extrato Analítico fornece informações de maneira mais detalhada e analítica.

No Extrato da Conta de Estudos, qual a diferença entre os indicadores gerais, por fontes de estudos e os indicadores semanais?
Os indicadores gerais apresentam uma visão da evolução do plano de forma geral e não individualizada por matérias. O sistema mostra tais informações da semana em andamento, bem como das semanas anteriores, por meio dos indicadores gerais por semana. Já os indicadores por matérias e fontes de estudo mostra somente a evolução por matéria

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